domingo, 24 de setembro de 2017



RESUMO EXPANDIDO APRESENTADO NO I ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPUS CAICÓ/2017 

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICAS DE FILOSOFIA COM CRIANÇAS

Isadora Maria Dantas Gomes – UERN
Maria Reilta Dantas Cirino – UERN

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de pesquisa, em andamento, de iniciação científica que decorre entre a Universidade do Rio Grande do Norte – UERN e a escola de educação básica – EECCAM, ambas atuantes na cidade de Caicó. O respectivo exercício está inserido no Projeto de Pesquisa/PIBIC/CNPq, “Filosofia com crianças: pensamento e experiência na escola?”, onde cada integrante bolsista cumpre um plano individual de trabalho, de tal modo que o nosso plano contém, entre outros objetivos, a realização de estudos bibliográficos, a exemplo, os trabalhos de conclusão de curso de Pedagogia e Filosofia das duas universidades públicas do município, respectivamente, UERN/UFRN e práticas acerca da temática de filosofia com crianças. Logo, foram realizadas as pesquisas nas referidas universidades, onde se encontrou cinco monografias, sendo três do curso de Pedagogia da UFRN e duas do curso de Filosofia da UERN, nas quais foram abordados temas acerca do pensar na educação infantil através do estudo de Matthew Lipman – filósofo pioneiro do tema em tela, entre outros. Além disso, a metodologia do projeto utiliza-se das obras bibliográficas: “Filosofia na sala de aula”, (LIPMAN; SHAPP; FREDERICK, 2001) e “Filosofia para crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman”, (KOHAN, 2008) para análises, fichamentos e discussões que ocorrem semanalmente na presença de profissionais de várias áreas e níveis educacionais, mas também, dos(as) alunos(as) bolsistas. Decorrente de tais exercícios e da vivência com o tema através de oficinas e experiências, foi possível compreender que a proposição de Lipman de fazer filosofia com crianças na educação, é possível e importante, uma vez que estimula as habilidades de pensamento que são próprias das crianças, tal como a capacidade da curiosidade, do questionamento e do querer saber, como defende John Dewey, filósofo que muito influenciou o pensamento de Lipman. Como também, auxilia na construção do pensamento bem fundamentado, crítico e reflexivo, possibilitando, assim, que o indivíduo aprenda a atuar no mundo desde pequeno de forma coerente, mas, respeitando seus limites. No entanto, para que isso aconteça, é necessário que os(as) educadores(as) adotem esta prática que ainda é vista, em várias regiões, como algo impossível e complexo.

Palavras-chave: Filosofia. Criança. Educação.



REFERÊNCIAS

KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças. 2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

LIPMAN, Matthew; SHARP, Ann Margaret; OSCANYAN, Frederick S. A filosofia na sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar é essencial e pode enriquecer nosso espaço.