RESUMO EXPANDIDO APRESENTADO NO I ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPUS CAICÓ/2017
FUNDAMENTOS
TEÓRICOS E PRÁTICAS DE FILOSOFIA COM CRIANÇAS
Isadora
Maria Dantas Gomes – UERN
Maria
Reilta Dantas Cirino – UERN
RESUMO
Este
trabalho tem como objetivo relatar a experiência de pesquisa, em
andamento, de iniciação científica que decorre entre a
Universidade do Rio Grande do Norte – UERN e a escola de educação
básica – EECCAM, ambas atuantes na cidade de Caicó. O respectivo
exercício está inserido no Projeto de Pesquisa/PIBIC/CNPq,
“Filosofia com crianças: pensamento e experiência na escola?”,
onde cada integrante bolsista cumpre um plano individual de trabalho,
de tal modo que o nosso plano contém, entre outros objetivos, a
realização de estudos bibliográficos, a exemplo, os trabalhos de
conclusão de curso de Pedagogia e Filosofia das duas universidades
públicas do município, respectivamente, UERN/UFRN e práticas
acerca da temática de filosofia com crianças. Logo, foram
realizadas as pesquisas nas referidas universidades, onde se
encontrou cinco monografias, sendo três do curso de Pedagogia da
UFRN e duas do curso de Filosofia da UERN, nas quais foram abordados
temas acerca do pensar na educação infantil através do estudo de
Matthew Lipman – filósofo pioneiro do tema em tela, entre outros.
Além disso, a metodologia do projeto utiliza-se das obras
bibliográficas: “Filosofia
na sala de aula”, (LIPMAN;
SHAPP; FREDERICK, 2001) e “Filosofia
para crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman”,
(KOHAN, 2008) para análises, fichamentos e discussões que ocorrem
semanalmente na presença de profissionais de várias áreas e níveis
educacionais, mas também, dos(as) alunos(as) bolsistas. Decorrente
de tais exercícios e da vivência com o tema através de oficinas e
experiências, foi possível compreender que a proposição de Lipman
de fazer
filosofia com crianças na educação, é possível e importante, uma
vez que estimula as habilidades de pensamento que são próprias das
crianças, tal como a capacidade da curiosidade, do questionamento e
do querer saber, como defende John Dewey, filósofo que muito
influenciou o pensamento de Lipman. Como também, auxilia na
construção do pensamento bem fundamentado, crítico e reflexivo,
possibilitando, assim, que o indivíduo aprenda a atuar no mundo
desde pequeno de forma coerente, mas, respeitando seus limites. No
entanto, para que isso aconteça, é necessário que os(as)
educadores(as) adotem esta prática que ainda é vista, em várias
regiões, como algo impossível e complexo.
Palavras-chave:
Filosofia. Criança. Educação.
REFERÊNCIAS
KOHAN,
Walter Omar.
Filosofia
para crianças.
2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
LIPMAN,
Matthew; SHARP, Ann Margaret; OSCANYAN, Frederick S. A
filosofia na sala de aula.
Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova
Alexandria, 2001.
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