quinta-feira, 7 de setembro de 2017


RESUMO EXPANDIDO APRESENTADO NO I ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPUS CAICÓ/2017

O PROGRAMA FILOSOFIA PARA CRIANÇAS DE MATTHEW LIPMAN NA PERSPECTIVA DE WALTER O. KOHAN


Carmelia Teixeira de Sousa
Aluna do Curso de Licenciatura em Filosofia, Campus Caicó-CaC/UERN;
Bolsista voluntária do PIBIC:
Projeto - Filosofia com crianças: pensamento e experiência na escola?;
Bolsista do subprojeto PIBID Filosofia Campus Caicó-CaC/UERN;
Membro do Grupo de Pesquisa Ensinar e Aprender na Educação Básica.

Prof. Dr. Maria Reilta Dantas Cirino
Coordenadora do Projeto de Pesquisa Pibic/UERN, 2016-2017: Filosofia com crianças: pensamento e experiência na escola?
Líder do Grupo de Pesquisa Ensinar e Aprender na Educação Básica.




O presente trabalho foi desenvolvido dentro do projeto de pesquisa Pibic/UERN, 2016-2017: “Filosofia com crianças: pensamento e experiência na escola? e tem por objetivo expor os conceitos de filosofia e infância na concepção de Matthew Lipman por meio das obras de Walter Omar Kohan, Filosofia para crianças, 2ª e 3ª edição, e Filosofia na escola pública, a partir da perspectiva de que o saber pensar constitui um importante papel na vida das crianças. Em meio a problemática que envolve a iniciação da filosofia na educação infantil, há uma necessidade de pensar em um profissional adequado para ministrar as aulas. O Programa Filosofia para crianças visa criar um método capaz de aprimorar as habilidades do pensar. De acordo com as concepções de filosofia e infância, interpreta-se que a filosofia para crianças é uma tentativa de conceber um filosofar, onde o professor tem a função de mediador e baseia sua postura filosófica em um alicerce de estudos, experiências e reflexões. É preciso que as crianças estejam envolvidas na aula desde o planejar ao fazer. Diante da problemática exposta, é observável que, na concepção de Lipman e Kohan, a introdução da filosofia na infância proporciona as pessoas melhores condições de se conhecerem desde a mais tenra idade, tomando suas decisões sem a obrigatoriedade de seguir um modelo social já estabelecido, fazendo com que a infância se torne um período de maior desenvolvimento e nas fases seguintes venham a ter habilidades de crítica, investigação e desnaturalização. A criança, em si, por ser considerada um sujeito capaz de adquirir significação desenvolverá um maior senso crítico ao ter acesso a filosofia, única disciplina capaz de pensar sobre o próprio pensar.


Palavras-chave: Programa. Filosofia. Infância.


REFERÊNCIAS:

KOHAN, Walter Omar. Filosofia na escola pública. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2008.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1998.

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