RESUMO EXPANDIDO APRESENTADO NO I ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPUS CAICÓ/2017
O PROGRAMA FILOSOFIA PARA CRIANÇAS DE MATTHEW LIPMAN NA PERSPECTIVA DE WALTER O. KOHAN
O PROGRAMA FILOSOFIA PARA CRIANÇAS DE MATTHEW LIPMAN NA PERSPECTIVA DE WALTER O. KOHAN
Carmelia
Teixeira de Sousa
Aluna
do Curso de Licenciatura em Filosofia, Campus Caicó-CaC/UERN;
Bolsista
voluntária do PIBIC:
Projeto
- Filosofia com
crianças: pensamento e experiência na escola?;
Bolsista
do subprojeto PIBID Filosofia Campus Caicó-CaC/UERN;
Membro
do Grupo de Pesquisa Ensinar e Aprender na Educação Básica.
E-mail:
carmelia.jprn@hotmail.com
Prof.
Dr. Maria Reilta Dantas Cirino
Coordenadora
do Projeto de Pesquisa Pibic/UERN, 2016-2017: Filosofia
com crianças: pensamento e experiência na escola?
Líder
do Grupo de Pesquisa Ensinar e Aprender na Educação Básica.
E-mail:
mariareilta@hotmail.com
O
presente trabalho foi desenvolvido dentro do projeto de pesquisa
Pibic/UERN,
2016-2017: “Filosofia
com crianças: pensamento e experiência na escola?
”
e tem por
objetivo expor os conceitos de filosofia e infância na concepção
de Matthew Lipman por meio das obras de Walter Omar Kohan, Filosofia
para crianças, 2ª
e 3ª edição, e Filosofia
na escola pública,
a partir da perspectiva de que o saber pensar constitui um importante
papel na vida das crianças. Em meio a problemática que envolve a
iniciação da filosofia na educação infantil, há uma necessidade
de pensar em um profissional adequado para ministrar as aulas. O
Programa Filosofia para crianças visa criar um método capaz de
aprimorar as habilidades do pensar.
De
acordo com as concepções de filosofia e infância, interpreta-se
que a filosofia para crianças é uma tentativa de conceber um
filosofar, onde o professor tem a função de mediador e baseia sua
postura filosófica em um alicerce de estudos, experiências e
reflexões. É preciso que as crianças estejam envolvidas na aula
desde o planejar ao fazer. Diante da problemática exposta, é
observável que, na concepção de Lipman e Kohan, a introdução da
filosofia na infância proporciona as pessoas melhores condições de
se conhecerem desde a mais tenra idade, tomando suas decisões sem a
obrigatoriedade de seguir um modelo social já estabelecido, fazendo
com que a infância se torne um período de maior desenvolvimento e
nas fases seguintes venham a ter habilidades de crítica,
investigação e desnaturalização. A criança, em si, por ser
considerada um sujeito capaz de adquirir significação desenvolverá
um maior senso crítico ao ter acesso a filosofia, única disciplina
capaz de pensar sobre o próprio pensar.
Palavras-chave:
Programa. Filosofia. Infância.
REFERÊNCIAS:
KOHAN,
Walter Omar. Filosofia
na escola pública.
2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
KOHAN,
Walter Omar. Filosofia
para crianças. 2ª
ed. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2008.
KOHAN,
Walter Omar. Filosofia
para crianças. 3ª
ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1998.
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