Histórico



A aproximação entre filosofia e infância inicia-se em Caicó no ano de 2008 com o Projeto de Extensão "Filosofia na infância" teve sua primeira etapa em 2008-2012 e foi coordenado até 2012 pela Profa. Ms. Maria Reilta Dantas Cirino. Nessa etapa a fundamentação teórica do projeto baseia-se, especialmente, no pensamento do criador do Proposta de Filosofia para Crianças, Matthew Lipman. Contudo, as atividades desenvolvidas com as crianças são realizadas utilizando-se materiais pedagógicos diversos como: histórias da literatura infantil, contos, fantoches, etc.
No ano de 2010, o projeto de extensão se desdobra também para a pesquisa e desenvolve ação de intervenção com uma proposta para educação infantil e ensino fundamental, essa executada na Escola Municipal Hermann Germainer, no município de Caicó. A seguir relação dos membros participantes dessas duas primeiras etapas: Ana Priscila da Silva, Adriana de Melo Pereira, Alany Dutra Gonçalves, Anuska Alanna da Silva, Carmem Maria dos Santos Câmara, Daniele de Moura Oliveira, Débora Suzane de Araújo Faria (Prof. IFRN/Membro), Do Ó Maria de Souza, Euzilene Santos de Araújo, Edja Kelly da Silva Lima, Geziely Aline Lopes de Araújo, Gilvaneide Gomes de Brito, Izanete de Medeiros Costa, Iany Alves da Costa, Jeany Andreia De Araújo, Josefa Maria de Araújo, José Francisco das  Chagas Souza (Pesquisador Institucional), Karina Ramos de Araújo, Lyzandra Cristina de Araújo Souza, Maria de Fátima Dantas, Mariana Frutuoso Araújo (Bolsista de Iniciação Científica – PIBIC), Marília Medeiros de Souza (Bolsista de Iniciação Científica – PIBIC), Sarah Regina de Medeiros Dias e Suziara Viana da Silva. Nessa etapa registra-se a criação do Blog:http://filosofianainfancia.blogspot.com.br/
Desse contexto decorreu a pesquisa de doutorado da Profa. Dra. Maria Reilta Dantas Cirino, a qual é realizada a partir de 2013, no Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPEd/UERJ/RJ, sob a orientação do Prof. Dr. Walter Omar Kohan. Nesse período, o projeto passou pela coordenação do Prof. Ms. José Francisco das Chagas Souza (Prof. Déda), o qual, na época era membro. Em dezembro de 2015, a professora Maria Reilta defende sua tese junto ao PROPEd/UERJ/RJ, com o tema Filosofia com crianças: cenas de experiência em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina). Tese transformada em livro com o mesmo tema, lançado em 2016 pelas Edições Nefi/UERJ. Acesse o Download gratuito em: https://edicoesnefi.lojaintegrada.com.br/pagina/download-gratuito.htmll
 Com nova edição a partir de agosto/2016 - julho/2017, retorna à coordenação a Profa. Dra. Maria Reilta Dantas Cirino. Os estudos realizados (PROPEd/UERJ) pela professora Maria Reilta provocam mudanças teórico-práticas no projeto e em suas atividades na escola. A fundamentação teórica passa a ter amparo no movimento de filosofia com crianças coordenado por Walter Kohan/UERJ/NEFI e tem como objetivo: realizar estudos teórico-práticos acerca das perspectivas da proposta de filosofia para/com crianças elaboradas inicialmente pelo filósofo Matthew Lipman e seus desdobramentos no contexto atual, especialmente publicados por Walter Kohan, para investigar e compreender as propostas em desenvolvimento no município de Caicó/RN e contribuir com as possibilidades de inserção de tal temática no contexto da educação básica.
Nessa etapa o projeto de pesquisa/UERN/PIBIC (2016-2017), denomina-se "Filosofia com crianças: pensamento e experiência na escola?" Conta com os/as seguintes participantes: Ana Clara Pontes de Araújo (Bolsista PIBIC-EM; Primeira etapa ago/dez 2016); Ana Priscila da Silva Alves; Carmélia Teixeira de Sousa (Bolsista PIBIC- Graduação/Voluntária); Fernando Henrique Ferreira Dantas (Primeira etapa ago/dez 2016); Itamar Vale Filho (Primeiro semestre 2016);  Isadora Maria Dantas Gomes (Bolsista PIBIC-EM); João Marcelo Soares de Sousa (Bolsista PIBIC- Graduação/Voluntário/Primeira etapa ago/dez 2016);  Maria Andreia Carneiro Cruz(Bolsista PIBIC- Graduação/Voluntária); Maria Sandra da Costa; Messias Gomes de Araújo Leal (Segunda etapa mar/agos 2017); Raissa Santana dos Santos; Yasmim Radija de Andrade Alves (Bolsista PIBIC-EM); Rafael Medeiros da Silva (Bolsista PIBIC - Graduação/Segunda etapa jan/agos 2017); José Eduardo Medeiros Dantas de Góis (Bolsista PIBIC-EM; Segunda etapa jan/agos 2017). Alisson Marcos de Araújo Santos (Bolsista PIBIC-EM), Dara Raiane Vale Silvestre (Bolsista PIBIC-EM), Elenilda Medeiros de Oliveira (Bolsista PIBIC-EM), Lucas Silveira Holanda (Bolsista PIBIC-EM) e Nycolas Matheus Santos de Medeiros (Bolsista PIBIC-EM). Na terceira etapa agos 2017-agos 2018, nesta, além destes bolsistas, permaneceram também os participantes da segunda etapa do projeto.
A edição 2018-2019, foi ofertado como Projeto de Pesquisa Institucional com o tema "Filosofia com crianças: pensamento e experiência na escola de educação básica", tendo como bolsista voluntário Rafael Medeiros da Silva e na extensão "Filosofia com crianças e jovens: experiências de formação e pensamento na escola de educação básica", contou com o bolsista Joabe Lucas de Oliveira Diniz. Participaram dessa etapa Ana Priscila da Silva Alves, Joseane Dayane da Silva Régis, Maria Sandra da Costa, Rosana Lopes dos Santos, Joseane Maria dos Santos, Maria Andreia Carneiro Cruz e Gizolene de Fátima Barbosa Cantalice. Nessa etapa ocorre a parceria com a Escola Municipal Maria Leonor Cavalcante, na qual passamos a realizar experiências de pensamento com crianças da educação infantil e do ensino fundamental.

A edição 2019-2020, denomina-se, na pesquisa, PIBIC/CNPq/UERN, "Infâncias do pensar: filosofia e experiência na escola de educação básica", tendo como bolsista PIBIC/CNPq/UERN, Gizolene de Fátima Barbosa Cantalice e na extensão "Infâncias, filosofia: experiências de pensamento", bolsista Jéssica Bárbara Araújo de Lira Menezes. Além das bolsistas, são participantes dessa etapa: Joseane Dayane da Silva Régis, Joseane Maria dos Santos, Anyele Faustino de Queiróz, Rosana Lopes dos Santos e Franciene de Medeiros Silva. Permanece a parceria para intervenções do projeto a Escola Municipal Maria Leonor Cavalcante. Passa a adotar como inspiração os seguintes conceitos: e tem como objetivo geral de pesquisa: possibilitar a realização de experiências de pensamento em infâncias e filosofia com crianças e docentes da educação infantil e do ensino fundamental, passando a se orientar pelos conceitos:
Alguns conceitos inspiram nossos estudos e práticas: a infância, como condição para a experiência, de acordo com Kohan (2007); a invenção e autoridade do caminho, no sentido abordado, por Kohan (2013), Masschelein; Simons (2013; 2014); a experiência, como apresentada em Larrosa (2014); a investigação, a qual potencializa a relação entre a escola de educação básica e a universidade, em Larrosa (2014), que propõe pensar a pesquisa através do par experiência/sentido e caracterizada por Masschelein; Simons (2014), e por fim, o diálogo, inspirado em Freire (2013, p. 109), como palavra verdadeira, algo que nos constitui historicamente, que nos torna humanos.
A cada etapa do projeto são realizadas: experiências de pensamentos com crianças e jovens, elaboração de relatórios parciais e finais, oficinas e minicursos, participações em eventos em comunicação oral, mesas e coordenação de mesas, etc.