sábado, 23 de setembro de 2017

RESUMO EXPANDIDO APRESENTADO NO I ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPUS CAICÓ/2017


INTRODUÇÃO A PROPOSTA DO PROGRAMA FILOSOFIA PARA CRIANÇAS DE MATTHEW LIPMAN

Joseane Maria dos Santos - UERN


RESUMO

O presente trabalho ora apresentado trata-se de uma pesquisa de conclusão de curso em desenvolvimento, que tem como objeto de estudo a proposta do Programa Filosofia para Crianças – PFpC do filosofo norte americano Matthew Lipman. O objetivo é apresentar e refletir o PFpC na intenção de compreender o contexto histórico em que Lipman penso
u a sua criação, compreender os fundamentos teóricos que compõem e serviram de inspiração para sua proposta, como também a formação da estrutura curricular e sua metodologia, bem como a formação do profissional para atuar com filosofia para crianças. Lipman ao observar seus alunos e notar que os mesmos apresentavam dificuldades em estabelecer um raciocino coerente diante da disciplina de lógica, a qual ele ministrava, desperta para a criação de um programa em que as crianças possam ter acesso a filosofia. Podendo destacar que teve como referências teóricas a filosofia socrática e o pragmatismo de John Dewey. Nesse sentido, Lipman considera a filosofia como possibilidade fundamental para a formação humana e especialmente para o pensar reflexivo. Nessa proposta Lipman defende que as crianças podem ter acesso à filosofia, e para isso apresenta um currículo, uma metodologia específica e a formação do professor para atuar em filosofia para crianças. Esses aspectos são considerados necessários à efetivação de uma proposta de filosofia para crianças. Nesse sentido, o texto toma como metodologia a pesquisa bibliográfica, a qual terá como base as seguintes obras: A filosofia vai à escola (LIPMAN,1990); A filosofia na sala de aula (LIPMAN, 2001); e como fontes secundárias/comentadores: Filosofia para crianças (KOHAN, 2008); A filosofia vai à escola? (SILVEIRA, 2001); A filosofia e as crianças (DANIEL, 2000) e a Obra de Cirino (2016), Filosofia com crianças: cenas de experiência em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina). Nesse sentido, espera-se com esse trabalho obter êxito e compreender os aspectos teóricos gerais pertinentes à proposta de filosofia para crianças de Matthew Lipman.


Palavras-chaves: Matthew Lipman. Filosofia para Crianças. Infância.


REFERÊNCIAS

LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. Tradução de Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lúcia Maria Silva Kennedy. São Paulo: Summus, 1990.

______; SHARP, Ann Margaret; OSCANYAN, Frederick S. A filosofia na sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

DANIEL, Marie-France. A filosofia e as crianças. Prefácio de Matthew Lipman. Tradução de: Luciano Vieira Machado. São Paulo: Nova Alexandria, 2000.

SILVEIRA, Renê José Trentin. A filosofia vai à escola? Contribuição para a crítica do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar é essencial e pode enriquecer nosso espaço.