INTRODUÇÃO
A PROPOSTA DO PROGRAMA FILOSOFIA PARA CRIANÇAS DE MATTHEW LIPMAN
Joseane
Maria dos Santos - UERN
RESUMO
O
presente trabalho ora apresentado trata-se de uma pesquisa de
conclusão de curso em desenvolvimento, que tem como objeto de estudo
a proposta do Programa Filosofia para Crianças – PFpC do filosofo
norte americano Matthew Lipman. O objetivo é apresentar e refletir o
PFpC na intenção de compreender o contexto histórico em que Lipman
penso
u
a sua criação, compreender os fundamentos teóricos que compõem e
serviram de inspiração para sua proposta, como também a formação
da estrutura curricular e sua metodologia, bem como a formação do
profissional para atuar com filosofia para crianças. Lipman ao
observar seus alunos e notar que os mesmos apresentavam dificuldades
em estabelecer um raciocino coerente diante da disciplina de lógica,
a qual ele ministrava, desperta para a criação de um programa em
que as crianças possam ter acesso a filosofia. Podendo destacar que
teve como referências teóricas a filosofia socrática e o
pragmatismo de John Dewey. Nesse sentido, Lipman considera a
filosofia como possibilidade fundamental para a formação humana e
especialmente para o pensar reflexivo. Nessa proposta Lipman defende
que as crianças podem ter acesso à filosofia, e para isso apresenta
um currículo, uma metodologia específica e a formação do
professor para atuar em filosofia para crianças. Esses aspectos são
considerados necessários à efetivação de uma proposta de
filosofia para crianças. Nesse sentido, o texto toma como
metodologia a pesquisa bibliográfica, a qual terá como base as
seguintes obras: A
filosofia vai à escola
(LIPMAN,1990); A
filosofia na sala de aula
(LIPMAN, 2001); e como fontes secundárias/comentadores: Filosofia
para crianças
(KOHAN, 2008); A
filosofia vai à escola?
(SILVEIRA, 2001); A
filosofia e as crianças (DANIEL,
2000) e a Obra de Cirino (2016), Filosofia
com crianças: cenas de experiência em Caicó (RN), Rio de Janeiro
(RJ) e La Plata (Argentina).
Nesse sentido, espera-se com esse trabalho obter êxito e compreender
os aspectos teóricos gerais pertinentes à proposta de filosofia
para crianças de Matthew Lipman.
Palavras-chaves:
Matthew
Lipman. Filosofia para Crianças. Infância.
REFERÊNCIAS
LIPMAN,
Matthew. A
filosofia vai à escola.
Tradução de Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lúcia Maria Silva
Kennedy. São Paulo: Summus, 1990.
______;
SHARP, Ann Margaret; OSCANYAN, Frederick S. A
filosofia na sala de aula.
Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova
Alexandria, 2001.
KOHAN,
Walter Omar. Filosofia
para crianças.
2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
DANIEL,
Marie-France. A
filosofia e as crianças.
Prefácio de Matthew Lipman. Tradução de: Luciano Vieira Machado.
São Paulo: Nova Alexandria, 2000.
SILVEIRA,
Renê José Trentin. A
filosofia vai à escola?
Contribuição para a crítica do Programa de Filosofia para Crianças
de Matthew Lipman. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentar é essencial e pode enriquecer nosso espaço.