RELATO
DE EXPERIÊNCIA: NOVELA PIMPA
Ana
Priscila da Silva Alves-UERN
Maria
Sandra da Costa-UERN
Maria
Reilta Dantas Cirino - UERN
RESUMO
O
artigo relata uma experiência vivenciada dentro das atividades do
Projeto de Pesquisa Filosofia com crianças: pensamento e experiência
na escola?, a partir da novela filosófica Pimpa
do autor Matthew Lipman a qual apresenta situações que envolvem a
linguagem e destina-se a crianças de 9 a 11 anos. O projeto
desenvolve-se na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte –
UERN, Campus Caicó, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Reilta
Dantas Cirino. Nele são estudadas e discutidas obras de Lipman;
Shapp; Oscanyan (2001)
e Kohan (2008), as quais fundamentam teoricamente a proposta do
projeto. A proposta curricular de Lipman é composta por novelas
filosóficas nas quais os personagens vivenciam situações que podem
servir de referência e construção de significados pelas crianças.
Assim, deveríamos planejar e executar uma oficina – experiência
de pensamento - a partir de uma delas. Optamos pela novela Pimpa,
a qual é destinada às crianças de III, IV e V e envolve temas
sobre a linguagem e suas significações. Dessa forma, planejamos e
realizamos a experiência de pensamento através dos seguintes
passos: 1ª etapa, foi trabalhado à questão do significado e da
identidade de cada um, quando como estratégia de sensibilização
temática, em círculo, foi passado uma caixa contendo um espelho, na
qual cada participante visualizaria sua própria imagem e em seguida
colocaria em papéis coloridos um nome próprio o qual gostaria de
nomear a referida imagem visualizada no espelho, ou seja, a si mesmo;
2ª etapa, está associada ao processo de linguagem, visto que os
fatos que envolvem a personagem da novela Pimpa, aborda a aquisição
da linguagem mediante os diversos questionamentos e diálogos da
personagem Pimpa. Aqui o diálogo segue em função do nome dado por
cada um e os argumentos para a coerência ou não entre o nome dado e
o nome desejado. Em seguida é solicitado ao grupo que defina um
personagem/bicho e tente comunica-lo aos demais através da linguagem
gestual; a 3ª etapa e última etapa da oficina, deu-se a discussão
e avaliação entre os membros do grupo, ressaltando pontos críticos
e autônomos e as possibilidades de realização dessa experiência
com as crianças. Ao final foi possível perceber que houve o
envolvimento dos participantes na experiência de pensamento e a
importância de se trabalhar a filosofia nas escolas iniciando a
partir da educação infantil, a oficina alcançou os resultados
desejados além de discussões para serem trabalhadas inúmeras
possibilidades dessa temática nas salas aulas tendo como foco
educação infantil.
Palavras-chave:
Lipman. Infância. Pensamento.
REFERÊNCIAS:
ABBAGNANO,
Nicola. Dicionário
de filosofia.
6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
BRASIL.
Assembleia Legislativa. Estatuto
da Criança e do Adolescente.
Brasília: Centro Gráfico, 13 jul. de 1990.
CIRINO,
Maria Reilta Dantas. Filosofia
com criança:
cenas
de experiência em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata
(Argentina). Rio de Janeiro: NEFI,2016.
LIPMAN,
Matthew. A
filosofia vai à escola. Tradução
de Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lúcia Maria Silva Kennedy.
São
Paulo: Summus, 1990.
LIPMAN,
Matthew;
SHARP; Ann Margaret; OSCANYAN, Frederick S. A
filosofia na sala de aula.
Tradução de: Ana Luíza Fernandes Marcondes. São Paulo: Nova
Alexandria, 2001.
LIPMAN,
Matthew. A
filosofia na sala de aula. Tradução
de Ana
Luiza Fernandes Marcondes. São Paulo: Nova Alexndria,2001.
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