domingo, 24 de setembro de 2017

RESUMO EXPANDIDO APRESENTADO NO I ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPUS CAICÓ/2017

RELATO DE EXPERIÊNCIA: NOVELA PIMPA

Ana Priscila da Silva Alves-UERN
Maria Sandra da Costa-UERN
Maria Reilta Dantas Cirino - UERN


RESUMO

O artigo relata uma experiência vivenciada dentro das atividades do Projeto de Pesquisa Filosofia com crianças: pensamento e experiência na escola?, a partir da novela filosófica Pimpa do autor Matthew Lipman a qual apresenta situações que envolvem a linguagem e destina-se a crianças de 9 a 11 anos. O projeto desenvolve-se na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus Caicó, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Reilta Dantas Cirino. Nele são estudadas e discutidas obras de Lipman; Shapp; Oscanyan (2001) e Kohan (2008), as quais fundamentam teoricamente a proposta do projeto. A proposta curricular de Lipman é composta por novelas filosóficas nas quais os personagens vivenciam situações que podem servir de referência e construção de significados pelas crianças. Assim, deveríamos planejar e executar uma oficina – experiência de pensamento - a partir de uma delas. Optamos pela novela Pimpa, a qual é destinada às crianças de III, IV e V e envolve temas sobre a linguagem e suas significações. Dessa forma, planejamos e realizamos a experiência de pensamento através dos seguintes passos: 1ª etapa, foi trabalhado à questão do significado e da identidade de cada um, quando como estratégia de sensibilização temática, em círculo, foi passado uma caixa contendo um espelho, na qual cada participante visualizaria sua própria imagem e em seguida colocaria em papéis coloridos um nome próprio o qual gostaria de nomear a referida imagem visualizada no espelho, ou seja, a si mesmo; 2ª etapa, está associada ao processo de linguagem, visto que os fatos que envolvem a personagem da novela Pimpa, aborda a aquisição da linguagem mediante os diversos questionamentos e diálogos da personagem Pimpa. Aqui o diálogo segue em função do nome dado por cada um e os argumentos para a coerência ou não entre o nome dado e o nome desejado. Em seguida é solicitado ao grupo que defina um personagem/bicho e tente comunica-lo aos demais através da linguagem gestual; a 3ª etapa e última etapa da oficina, deu-se a discussão e avaliação entre os membros do grupo, ressaltando pontos críticos e autônomos e as possibilidades de realização dessa experiência com as crianças. Ao final foi possível perceber que houve o envolvimento dos participantes na experiência de pensamento e a importância de se trabalhar a filosofia nas escolas iniciando a partir da educação infantil, a oficina alcançou os resultados desejados além de discussões para serem trabalhadas inúmeras possibilidades dessa temática nas salas aulas tendo como foco educação infantil.

Palavras-chave: Lipman. Infância. Pensamento.






REFERÊNCIAS:

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

BRASIL. Assembleia Legislativa. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Centro Gráfico, 13 jul. de 1990.

CIRINO, Maria Reilta Dantas. Filosofia com criança: cenas de experiência em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina). Rio de Janeiro: NEFI,2016.

LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. Tradução de Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lúcia Maria Silva Kennedy. São Paulo: Summus, 1990.

LIPMAN, Matthew; SHARP; Ann Margaret; OSCANYAN, Frederick S. A filosofia na sala de aula. Tradução de: Ana Luíza Fernandes Marcondes. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.

LIPMAN, Matthew. A filosofia na sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Marcondes. São Paulo: Nova Alexndria,2001.

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