domingo, 24 de setembro de 2017

RESUMO EXPANDIDO APRESENTADO NO I ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPUS CAICÓ/2017 
 
LIPMAN: FILOSOFIA E FILOSOFAR PARA CRIANÇAS

Maria Andreia Carneiro Cruz
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN


Profa. Dra. Maria Reilta Dantas Cirino
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN


RESUMO

A ideia do programa de Filosofia para crianças foi criada pelo filósofo Matthew Lipman, na década 60, nos Estados Unidos, a partir de uma tentativa de mostrar que é possível o ensino de Filosofia para crianças. Tal ideia de Lipman decorria de sua experiência como professor de Lógica, na universidade, na qual percebia grandes dificuldades de seus alunos, já adultos, em elaborar raciocínios coerentes que pudessem orientar suas ações. Esse trabalho decorre de pesquisa em andamento desenvolvida nas atividades como bolsista do Programa de Iniciação à Docência – PIBID e de Projeto de Iniciação à Pesquisa – PIBIC, ambos desenvolvidos no Curso de Filosofia/UERN/Campus Caicó, e tem como objetivo apresentar e refletir sobre a supracitada proposta. Tomará como base teórica as obras de Lipman (1999), Lipman; Sharp; Frederick (2001) e a obra de Kohan; Wuensch (1998), Kohan (2008). De acordo com Kohan; Wuensch (1998), Lipman criou um programa intitulado Filosofia para Crianças - FpC que trata de uma educação voltada para o desenvolvimento do pensar. Lipman propõe através do projeto de FpC executado em instituições escolares, um currículo, uma metodologia e uma prática de formação de professores, inserindo assim a proposta do ensino de filosofia para crianças. Os alunos poderiam construir seu processo de conhecimento através da reflexão filosófica, por essa favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas, tais como: de investigação, habilidades de raciocínio, de organização da informação e habilidades de tradução (diálogo). Dessa forma, a pesquisa efetiva-se através da pesquisa bibliográfica com identificação de obras, estudos teóricos, discussões e reflexões sistemáticas acerca da temática. Embora ainda em andamento, é possível perceber o aprofundamento teórico proporcionado pelos estudos e apontar para compreensão posterior acerca dos aspectos teóricos e práticos sobre a FpC. Lipman; Sharp; Frederick (2001) quando falam do pensar, mostram a importância do raciocínio lógico, trata precisamente do ensino de lógica, como uma maneira do aluno adequar-se melhor a uma linha de raciocínio que se relaciona com a linguagem e que a partir dela exercita e desenvolve habilidades de pensamento lógico.


Palavras-chave: Matthew Lipman. Filosofia. Crianças.




REFERÊNCIAS


KOHAN, Walter Omar; WUENSCH. Ana Míriam. Filosofia para crianças: A tentativa pioneira de Matthew Lipman. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

LIPMAN, Matthew. A Filosofia vai à Escola. São Paulo: Summus, 1990.

_______, Matthew; SHARP, Ann Margaret; FREDERICK, S. Oscanyan. A Filosofia na Sala de Aula. São Paulo, Nova Alexandria, 2001.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar é essencial e pode enriquecer nosso espaço.