RESUMO EXPANDIDO APRESENTADO NO I ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPUS CAICÓ/2017
LIPMAN:
FILOSOFIA E FILOSOFAR PARA CRIANÇAS
Universidade
do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Profa.
Dra. Maria Reilta Dantas Cirino
Universidade
do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
RESUMO
A
ideia do programa de Filosofia para crianças foi criada pelo
filósofo Matthew Lipman, na década 60, nos Estados Unidos, a partir
de uma tentativa de mostrar que é possível o ensino de Filosofia
para crianças. Tal ideia de Lipman decorria de sua experiência como
professor de Lógica, na universidade, na qual percebia grandes
dificuldades de seus alunos, já adultos, em elaborar raciocínios
coerentes que pudessem orientar suas ações. Esse
trabalho decorre de pesquisa em andamento desenvolvida nas atividades
como bolsista do Programa de Iniciação à Docência – PIBID e de
Projeto de Iniciação à Pesquisa – PIBIC, ambos desenvolvidos no
Curso de Filosofia/UERN/Campus Caicó, e tem como objetivo apresentar
e refletir sobre a supracitada proposta. Tomará como base teórica
as obras de Lipman (1999), Lipman; Sharp; Frederick (2001) e a obra
de Kohan; Wuensch
(1998), Kohan (2008). De
acordo com Kohan; Wuensch (1998), Lipman criou um programa intitulado
Filosofia para Crianças - FpC que trata de uma educação voltada
para o desenvolvimento do pensar. Lipman propõe através do projeto
de FpC executado em instituições escolares, um currículo, uma
metodologia e uma prática de formação de professores, inserindo
assim a proposta do ensino de filosofia para crianças. Os alunos
poderiam construir seu processo de conhecimento através da reflexão
filosófica, por essa favorecer o desenvolvimento de habilidades
cognitivas, tais como: de
investigação, habilidades de raciocínio, de organização da
informação e habilidades de tradução (diálogo).
Dessa
forma, a pesquisa efetiva-se através da pesquisa bibliográfica com
identificação de obras, estudos teóricos, discussões e reflexões
sistemáticas acerca da temática. Embora ainda em andamento, é
possível perceber o aprofundamento teórico proporcionado pelos
estudos e apontar para compreensão posterior acerca dos aspectos
teóricos e práticos sobre a FpC. Lipman;
Sharp;
Frederick
(2001) quando falam do pensar, mostram a importância do raciocínio
lógico, trata precisamente do ensino de lógica, como uma maneira do
aluno adequar-se melhor a uma linha de raciocínio que se relaciona
com a linguagem e que a partir dela exercita e desenvolve habilidades
de pensamento lógico.
Palavras-chave:
Matthew
Lipman.
Filosofia. Crianças.
REFERÊNCIAS
KOHAN,
Walter Omar; WUENSCH. Ana Míriam. Filosofia
para crianças: A
tentativa pioneira de Matthew Lipman. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
KOHAN,
Walter Omar. Filosofia
para crianças. 2.
ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
LIPMAN,
Matthew. A
Filosofia vai à Escola.
São
Paulo: Summus, 1990.
_______,
Matthew; SHARP, Ann Margaret; FREDERICK, S. Oscanyan. A
Filosofia na Sala de Aula.
São Paulo, Nova Alexandria, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentar é essencial e pode enriquecer nosso espaço.