domingo, 24 de setembro de 2017



RESUMO EXPANDIDO APRESENTADO NO I ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPUS CAICÓ/2017 


Identificando possibilidades de relações entre a filosofia, a educação e a infância na educação básica.
José Eduardo Medeiros Dantas de Góis – UERN
Maria Reilta Dantas Cirino - UERN
RESUMO
O objetivo desse artigo é relatar a experiência de pesquisa, em andamento, de iniciação científica que ocorre entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e a escola de educação básica, envolvendo alunos/as do ensino médio no município de Caicó. Tal atividade insere-se dentro do Projeto de Pesquisa/PIBIC/CNPq, “Filosofia com crianças: pensamento e experiência na escola?”. Cada aluno/a bolsista desenvolve um plano individual de trabalho, nesse caso, o nosso plano refere-se à seguinte temática: identificando possibilidades de relações entre a filosofia, a educação e a infância na educação básica. O referido projeto ocorre em reuniões semanais na UERN e conta com a participação de alunos/as e profissionais de várias áreas e níveis educacionais. Utiliza-se a metodologia da pesquisa bibliográfica através de leituras e análise das obras “Filosofia para crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman” (LIPMAN; SHAPP; FREDERICK, 2001), “Filosofia na sala de aula” (KOHAN, 2008). As atividades ainda envolvem, discursões, fichamentos e troca de experiências através de vivências de oficinas temáticas a partir da proposição de Lipman de fazer filosofia para crianças. Nesse sentido, temos nos aproximado das ideias que envolvem a proposta de filosofia para crianças do filósofo norte-americano Matthew Lipman, especialmente o currículo, a metodologia e as habilidades de pensamento a serem desenvolvidas pelas crianças através da filosofia para crianças. Também em vista de identificar as pesquisas e práticas acerca da temática, realizamos pesquisas nas bibliotecas das duas universidades públicas de Caicó, respectivamente, UERN e UFRN para identificar e caracterizar monografias ali apresentadas sobre o tema em tela. Mediante essa trajetória tem sido possível identificar e compreender alguns aspectos sobre o tema, tais como: temáticas das monografias, referencial teórico utilizado, bem como foi possível identificar que tais trabalhos decorrem dos Cursos de Pedagogia da UFRN e de Filosofia da UERN. Após a análise dos textos, foi possível identificar o caminho de pesquisa feito pelas autoras das monografias e aprofundar os conhecimentos acerca da filosofia para crianças de Lipman. Diante disto, acreditamos que a continuidade da pesquisa e a relação universidade e educação básica favorece nossa aproximação com o campo de pesquisa, a interação, escrita e capacidade de argumentação, contribuindo com nosso processo formativo na educação básica.
Palavras-chave: Filosofia. Infância. Experiência.


REFERÊNCIAS
KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças. 2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
LIPMAN, Matthew; SHARP, Ann Margaret; OSCANYAN, Frederick S. A filosofia na
sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria,
2001.

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