RESUMO EXPANDIDO APRESENTADO NO I ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPUS CAICÓ/2017
FILOSOFIA
COM CRIANÇAS: PERSPECTIVAS E PRÁTICAS EM DESENVOLVIMENTO
Yasmim
Radija de Andrade Alves – UERN
Maria
Reilta Dantas Cirino - UERN
RESUMO
O
objetivo desse artigo é relatar a experiência de pesquisa, em
andamento, de iniciação científica que ocorre entre a Universidade
do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e a escola de educação
básica, envolvendo alunos/as do ensino médio no município de
Caicó. Tal atividade insere-se dentro do Projeto de
Pesquisa/PIBIC/CNPq, “Filosofia com crianças: pensamento e
experiência na escola?”. Cada aluno/a bolsista desenvolve um plano
individual de trabalho, nesse caso, o meu plano tem, entre outros
objetivos, a pesquisa e o estudo das teorias e das práticas em
desenvolvimento no Brasil acerca do tema de filosofia com crianças.
São reuniões semanais na UERN e conta com a participação de
alunos/as e profissionais de várias áreas e níveis educacionais.
Utiliza-se a metodologia da pesquisa bibliográfica através de
leituras e análise das obras “Filosofia para crianças: a
tentativa pioneira de Matthew Lipman”, (KOHAN, 2008); “Filosofia
na sala de aula”(LIPMAN; SHAPP; FREDERICK, 2001), tais atividades
são: discursões, fichamentos e troca de experiências através de
vivências de oficinas temáticas a partir da proposição de Lipman
de fazer filosofia para crianças. Utilizamos sete monografias com a
temática de Filosofia com Crianças, três publicadas na área de
Pedagogia na UFRN e quatro em Filosofia na UERN, no campus Caicó,
para analisar e apresentar ao grupo quais os pontos principais desses
trabalhos, as obras que haviam sido usadas, quem eram os autores, bem
como mostrar como foi o caminho até encontrar essas monografias e
qual a nossa visão sobre o estudo realizado. As monografias têm
como base os trabalhos de Lipman e seus temas são relacionados à
educação infantil, currículo, metodologia e formação do
profissional para trabalhar a filosofia para crianças, como mostrar
e estimular o pensamento da criança. As principais fontes utilizadas
pelas autoras são: Matthew Lipman, Walter Kohan, Silvio Gallo,
Nicola Abbagnano e Lev Semenovich Vigotsky. Também temos como
objetivo a publicação de artigos científicos, a participação em
eventos acadêmicos com temáticas de filosofia e educação, e a
elaboração de relatórios, para o enriquecimento da nossa formação
e currículo. Reativamos o blog “filosofianainfaciablogsport.com”
tendo em vista possibilitar a troca de experiências e divulgação
do nosso trabalho para que mais pessoas se interessem e passem a
também pesquisar sobre esse assunto. Ao final dessa etapa de
trabalho, a nossa experiência, na universidade, com professores, as
leituras e discussões realizadas aprimoram a imagem que temos de um
futuro mais pensante e questionador.
Palavras-chaves:
Filosofia. Infância. Experiência.
REFERÊNCIAS
KOHAN,
Walter Omar. Filosofia para crianças. 2 ed. Rio de Janeiro:
Lamparina, 2008.
LIPMAN,
Matthew; SHARP, Ann Margaret; OSCANYAN, Frederick S. A filosofia na
sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo:
Nova Alexandria, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentar é essencial e pode enriquecer nosso espaço.