domingo, 24 de setembro de 2017



RESUMO EXPANDIDO APRESENTADO NO I ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPUS CAICÓ/2017 

FILOSOFIA COM CRIANÇAS: PERSPECTIVAS E PRÁTICAS EM DESENVOLVIMENTO


Yasmim Radija de Andrade Alves – UERN
Maria Reilta Dantas Cirino - UERN


RESUMO


O objetivo desse artigo é relatar a experiência de pesquisa, em andamento, de iniciação científica que ocorre entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e a escola de educação básica, envolvendo alunos/as do ensino médio no município de Caicó. Tal atividade insere-se dentro do Projeto de Pesquisa/PIBIC/CNPq, “Filosofia com crianças: pensamento e experiência na escola?”. Cada aluno/a bolsista desenvolve um plano individual de trabalho, nesse caso, o meu plano tem, entre outros objetivos, a pesquisa e o estudo das teorias e das práticas em desenvolvimento no Brasil acerca do tema de filosofia com crianças. São reuniões semanais na UERN e conta com a participação de alunos/as e profissionais de várias áreas e níveis educacionais. Utiliza-se a metodologia da pesquisa bibliográfica através de leituras e análise das obras “Filosofia para crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman”, (KOHAN, 2008); “Filosofia na sala de aula”(LIPMAN; SHAPP; FREDERICK, 2001), tais atividades são: discursões, fichamentos e troca de experiências através de vivências de oficinas temáticas a partir da proposição de Lipman de fazer filosofia para crianças. Utilizamos sete monografias com a temática de Filosofia com Crianças, três publicadas na área de Pedagogia na UFRN e quatro em Filosofia na UERN, no campus Caicó, para analisar e apresentar ao grupo quais os pontos principais desses trabalhos, as obras que haviam sido usadas, quem eram os autores, bem como mostrar como foi o caminho até encontrar essas monografias e qual a nossa visão sobre o estudo realizado. As monografias têm como base os trabalhos de Lipman e seus temas são relacionados à educação infantil, currículo, metodologia e formação do profissional para trabalhar a filosofia para crianças, como mostrar e estimular o pensamento da criança. As principais fontes utilizadas pelas autoras são: Matthew Lipman, Walter Kohan, Silvio Gallo, Nicola Abbagnano e Lev Semenovich Vigotsky. Também temos como objetivo a publicação de artigos científicos, a participação em eventos acadêmicos com temáticas de filosofia e educação, e a elaboração de relatórios, para o enriquecimento da nossa formação e currículo. Reativamos o blog “filosofianainfaciablogsport.com” tendo em vista possibilitar a troca de experiências e divulgação do nosso trabalho para que mais pessoas se interessem e passem a também pesquisar sobre esse assunto. Ao final dessa etapa de trabalho, a nossa experiência, na universidade, com professores, as leituras e discussões realizadas aprimoram a imagem que temos de um futuro mais pensante e questionador.

Palavras-chaves: Filosofia. Infância. Experiência.



REFERÊNCIAS

KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças. 2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

LIPMAN, Matthew; SHARP, Ann Margaret; OSCANYAN, Frederick S. A filosofia na sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar é essencial e pode enriquecer nosso espaço.