quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

I ENCONTRO DE SOCIALIZAÇÃO DAS APRENDIZAGENS II SEMINÁRIO ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO BÁSICA Experiências, aprendizagens: políticas, desafios, embates e resistência.





I ENCONTRO DE SOCIALIZAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
II SEMINÁRIO ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Experiências, aprendizagens: políticas, desafios, embates e resistência.
Caicó, de 20 a 22 Novembro 2019
LOCAL: COMPLEXO CULTURAL ILHA DE SANT'ANA (Caicó-RN)


Redes sociais do projeto: Blog: http://filosofianainfancia.blogspot.com; Instagram; Facebook
Apresentação do Banner: 

TEXTO DO BANNER

FILOSOFIA COM CRIANÇAS E JOVENS: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO E PENSAMENTO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA 

Gizolene de Fátima Barbosa da Silva Cantalice -UERN
Jéssica Bárbara Araújo de Lira Meneses (UERN)
Profa. Dra. Maria Reilta Dantas Cirino e-mail: mariareilta@hotmail.com

PALAVRAS-CHAVE Matthew Lipman. Filosofia com crianças. Experiência e pensamento


INTRODUÇÃO

A finalidade desse projeto de extensão é criar condições para a experiência de pensamento com crianças tendo  como  elementos norteadores a proposta de Filosofia para Crianças, de Matthew Lipman e Filosofia com Crianças de Walter Kohan. Acreditamos que, através do desenvolvimento da postura filosófica, podemos contribuir para potencializar a capacidade de um pensar cada vez mais coerente, crítico e  cuidadoso. As experiências de pensamento com crianças são desenvolvidas na Escola Municipal Maria Leonor  Cavalcanti/Caicó/RN.

METODOLOGIA

A metodologia efetiva-se através de encontros semanais  no Campus  Caicó/UERN e na escola envolvida. São realizados estudos teórico-práticos, planejamentos das ações a serem realizadas; seminários e oficinas de formação temáticas em experiências de pensamento; intervenção junto às crianças e jovens da educação infantil  e ensino fundamental em salas de aulas dos/as docentes envolvidos/as com a ação. Já o processo avaliativo ocorre de maneira contínua através da discussão dos resultados alcançados, das transcrições das atividades e frente aos objetivos  estabelecidos para cada ação.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A filosofia com crianças compõe um movimento teórico-prático no Brasil e em várias partes do mundo (KOHAN, 2008) que visa tornar possível a aproximação entre a filosofia e a infância. Inspiramo-nos nos conceitos de experiência (LARROSA, 2014), infância (KOHAN, 2003) e investigação (LIPMAN, 1990). Identificamos como resultados desse período de ação: a aproximação de estudantes de filosofia e pedagogia em estudos teóricos e práticos de uma temática relativamente nova nas duas áreas; planejamento e realização de experiências de pensamento na educação infantil, participação em eventos acadêmicos com apresentações de comunicações orais, oferta de oficina e  diálogo pedagógico.
 CONCLUSÃO
A ação vem se desenvolvendo na perspectiva da dimensão social,  de  ensino, pesquisa e extensão, visto que envolve atividades que exigem conhecimentos adquiridos nas atividades de ensino, quando se efetua com  sujeitos de escolas públicas de educação básica do município de Caicó e estudantes de outra IES, como também investe na ação singular da  área  filosófica: a busca de espaços de elaboração e compartilhamento do saber filosófico, no compromisso com a interrogação filosófica e construção de novos espaços de saberes filosóficos e pedagógicos, contribuição com a transformação social, bem como a necessidade de abrir novas possibilidades de articulação e sentidos entre a universidade e a escola de educação básica dentro do contexto no qual se insere o Curso de Licenciatura em Filosofia/Caicó.

REFERÊNCIAS

CIRINO, Maria Reilta Dantas. Filosofia com crianças: cenas de experiência em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina). Rio de Janeiro: NEFI, 2016. ISBN: 978-85-93057-02-1
KOHAN, Walter Omar. Lugares da infância. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
_____. Infância. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
_____. Filosofia para crianças. 2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
KOHAN, Walter Omar; OLARIETA, Beatriz Fabiana. (orgs.). A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. (Coleção Ensino de Filosofia).
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. Tradução de Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lúcia Maria Silva Kennedy. São Paulo: Summus, 1990. 



FOTO DO BANNER 

A APRESENTAÇÃO CONTOU COM A PRESENÇA MUITO ESPECIAL DO PROFESSOR DR. WALTER OMAR KOHAN
 


Rosana apresentando seu Banner


 

Jéssica Bárbara Araújo de Lira Meneses apresentando seu trabalho 


As discípulas, as mestres e o mestre. 


SOBRE O INENSINÁVEL NA FILOSOFIA: A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE UMA RELAÇÃO COM O SABER

       Autora: Rosana Lopes dos Santos/PROF-FILO/UERN 
Orientadora: Maria Reilta Dantas Cirino – UERN 





Palavras-chave: Filosofia. Ensino. Aprendizagem.


INTRODUÇÃO

O texto foi desenvolvido na experiência de aulas no Mestrado Profissional em Filosofia PROF-FILO/Polo Caicó/UERN, no que se refere à aprendizagem. Infere-se a partir de Kohan (2009) que na filosofia há algo de inensinável (o amor, a relação com o saber, por exemplo).  Então,  qual o papel do/a professor/a de filosofia se considerarmos que o essencial na filosofia é inensinável? A Filosofia pode ser “ensinável” ou “aprendível”? Essas nos parecem perguntas de difícil solução, nas aulas do componente curricular “Filosofia do Ensino de Filosofia”, PROF-FILO/Polo Caicó, nos propomos a pensar essas questões e situa-las de acordo com o pensamento  dos autores estudados em nossas pesquisas. Durante as aulas para tentar solucionar as questões que envolvem o inensinável na filosofia e o papel do professor no contexto do ensino de filosofia, buscamos na obra Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar, de Kohan (2009), como esse  filósofo  percebe a relação entre quem ensina e o aprendiz de filosofia. O livro está dividido em três capítulos, tendo como norte uma reflexão sobre o ensino e a aprendizagem. O filósofo antigo que a sustentação a sua obra é Sócrates.

METODOLOGIA

Estudo bibliográfico, na obra Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar, de Kohan (2009), proposto em vista de ser um dos autores que compõem nossa pesquisa de mestrado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
Para Kohan (2009), Sócrates não se assume como mestre de ninguém e nem admite que ensina algo, não consegue mensurar claramente, o que os seus alunos aprendem. Percebe-se em Kohan (2009) que seus interlocutores aprendem algo, contudo, Sócrates não admite ensinar nada a ninguém, mas, assim mesmo provoca aprendizagens que ele não ensina. Não sabemos ao exatamente como se aprende, e a aprendizagem nos parece  vir independente de alguém ter ensinado ou não, alguém pode aprender sem que outro o ensine. Não somente se aprende se o outro ensinou, uma pessoa pode aprender sem que esse movimento aconteça. Para Sócrates, segundo Kohan (2009), é possível compartilhar o caminho com quem aprende. O professor de Filosofia tem esse papel de contribuir para a aprendizagem do educando.

CONCLUSÃO 

A experiência da Filosofia não se transmite e nem se ensina, mas a ausência   de qualquer forma de transmissão também é um problema. Para Sócrates parece que a Filosofia só tem um gesto, em si mesmo, uma relação com o conhecimento e que esse gesto não se transmite, esse gesto é o que dá sentido  à prática do/a professor/a, mas esse gesto, de certa forma é uma maneira de transmissão, pois a Filosofia tem muito a nos dizer, por mais que pareça intransmissível. Nesse sentido, esse trabalho traz contribuições para  pensarmos na aprendizagem na Filosofia, sendo de relevância para a referida área, como também ampara nossa discussão de pesquisa acerca do tema de Filosofia com crianças. A academia costuma questionar iniciativas, como por exemplo as questões que envolvem a Filosofia com crianças, os argumentos são que “[...] atentam contra a unidade, a pureza ou a especificidade da disciplina”  (KOHAN, 2009, p .81). Kohan afirma com base em Sócrates que   a abertura é possível sendo, a mesma, substancial à prática da Filosofia, “Sócrates mostra não só que essa abertura é possível, mas também necessária; ambas as condições são substanciais à própria prática da filosofia. (KOHAN, 2009, p. 81- 82). Para Sócrates a Filosofia está entrelaçada à vida.

REFERÊNCIAS 

KOHAN, Walter Omar. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar. Trad. de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009









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