segunda-feira, 30 de setembro de 2019

OFICINA: TEMA: EXPERIÊNCIA, PENSAMENTO, INFÂNCIAS: EDUCAÇÃO DE AFETOS NA ESCOLA?



II ENCONTRO DE PESQUISA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL-II EPPPEI –UFRN- CERES/ 2019

 OFICINA REALIZADA EM 27/09/2019

            Como libertar os corações no cotidiano da escola? Estamos todos/as por demais envolvidos/as nas diversas atividades que nos exigem o fazer docente que por vezes não percebemos as possibilidades de afetar e deixar-se afetar na escola. Larrosa (2014) nos chama a atenção para a dificuldade de que nos dias atuais ocorra em nós a experiência. Estamos apressados/as, com muito trabalho, sem tempo e envolvidos/as com muitas informações. Tais aspectos dificultam a vivência da experiência que requer tempo, ir mais devagar, aprofundamento das ações e do olhar. A experiência é aquilo que nos toca, que nos acontece e da qual saímos transformados/as. A presente oficina tem por objetivo criar as condições para que algo nos aconteça, nos afete! Tomaremos como provocação inicial a história “O coração e a garrafa”, do autor Oliver Jeffers (2012). A metodologia é inspirada na trilha, percurso e travessia da experiência e a proposta de “composição” para a experiência de pensamento apresentada por Kohan (2012), a qual nos orienta para a exigência da experiência que surge e que encontrará suas possibilidades para o exercício do pensar a partir da disposição dos/as participantes. Em processo serão realizadas atividades interpessoais e intrapessoais, de interação e integração na perspectiva avaliativa e proposição de produção coletiva. 
        A proposição dessa oficina decorre das atividades dos projetos de pesquisa e extensão envolvendo o tema da filosofia e da infância ofertadas pelo Curso de Licenciatura em Filosofia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/Campus Caicó/RN e Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN/CERS, Campus Caicó, sob a coordenação, respectivamente, das professoras Dra. Maria Reilta Dantas Cirino e Dra. Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo. Compõem os estudos a proposta teórica e prática elaborada pelo filósofo Matthew Lipman e seus desdobramentos no Brasil e no mundo, especialmente através das pesquisas desenvolvidas por Walter Kohan. São quatro os conceitos que inspiram as atividades teórico-práticas dos referidos projetos: a infância, entendida na perspectiva de ser condição para a experiência; a invenção e autoridade do caminho, como atenção a algo, como interrupção, como questão pública de tempo livre para construir algo em comum; a experiência, compreendida como algo que nos inquieta e transforma; e por fim, a investigação, como busca constante da relação de encontros entre a pesquisa, a experiência e o sentido. 


















 







 



 


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