- PARTICIPAÇÃO DO PROJETO "FILOSOFIA COM CRIANÇAS: PENSAMENTO E EXPERIÊNCIA NA ESCOLA?" NO “II Encontro Norte-Rio-Grandense de Educação Integral”/UFRN/CERES/CAICÓ/RN:
EIXO TEMÁTICO: 5) Ensino de Ciências Naturais e Sociais no Currículo
Integrado.
Mediador: Prof. Alessandro Façanha/DEDUC/UFRN
PROPOSTA DE OFICINA PEDAGÓGICA
TEMA: Filosofia com crianças: compartilhando cenas de experiências
PROPONENTES: Maria Reilta Dantas Cirino[1]; Ana Priscila da Silva
Alves[2]; Raíssa Santana dos Santos[3].
RESUMO: A filosofia compreendida como prática e modo de vida que
se pode experimentar desde a infância numa perspectiva de uma educação integral
para o pensar sobre os sentidos e significados do mundo. A criança entendida
como sujeito ativo e holístico que se envolve de forma global desde que sejam
criadas as condições para tal envolvimento. Essa é a possibilidade apresentada
por Matthew Lipman desde a década de 60. É possível fazer filosofia com
crianças? Tal pergunta tem nos movido e nos aproximado a experienciar várias
tentativas de práticas/fazeres de
filosofia com crianças em espaços escolares. Esses contextos, de diferentes
maneiras, nos revelam cenas movidas
por infâncias, pela potência do pensar, pela pergunta e pelo viés da
experiência. Na proposta dessa oficina, desejamos compartilhar esses
conhecimentos e dialogar com experiências que se fundam em Lipman e se ampliam
em diversas outras experiências no Brasil e no mundo. Para tal intento teremos
como metodologia as comunidades de investigação, mediante a vivência de uma
experiência de pensamento com os/as presentes em vista de proporcionar a
experiência de exercitar o pensamento livre e aguçado na referida comunidade. Compartilharemos
experiências de filosofia com crianças vivenciadas em diferentes contextos e
propomos um espaço para o diálogo, troca de experiências e questionamentos
dos/as participantes. Nesse sentido, serão utilizados como recursos didáticos algumas
fontes teóricas, tais como Kohan (2012); Tonucci (2003), considerando que tais
textos são potentes para provocar o pensar. Contudo, nessa proposta de oficina
como experiência do pensar e dentro da proposta de comunidades de investigação
de Lipman, o principal recurso didático é o próprio exercício do pensar que se
dá em presença a partir da disposição
de participação dos/as envolvidos/as.
Palavras – chave: Matthew Lipman.
Filosofia com crianças. Experiência e Pensamento.
KOHAN, Walter Omar. (Org.). Lugares da
infância: filosofia. Rio de Janeiro: D&A, 2004.
_____.;
OLARIETA, Beatriz Fabiana. (Orgs.). A
escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
(Coleção Ensino de Filosofia).
KOHAN, Walter
Omar; VIGNA, Elvira. Pensar com Sócrates.
Rio de Janeiro. Lamparina: 2012.
LARROSA,
Jorge. Tremores:
escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes, João Wanderley
Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
LIPMAN, Matthew. Como
nasceu Filosofia para crianças. In: KOHAN, Walter O; WUENSCH, Ana Míriam. (orgs). Filosofia para crianças. A tentativa
pioneira de Matthew Lipman. 3. ed. Petropólis, RJ: Vozes, 1998. v.1, p. 21 –
27.
LORIERI,
Marcos Antonio. Filosofia: fundamentos
e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação).
TONUCCI, Francesco. Com olhos de criança. Porto Alegre: Artmed, 1997. 160 p.
[1]
Professora Adjunta III, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte –
UERN, Curso de Licenciatura em Filosofia. Doutora em Educação (PROPED/UERJ).
E-mail: mariareilta@hotmail.com
[2]
Filósofa. Membro do Projeto de Pesquisa – PIBIC: Filosofia com crianças:
pensamento e experiência na escola?/UERN. Professora da Infância no Colégio
Diocesano Seridoense – CDS. E-mail: priscila.lena@hotmail.com
[3]
Filósofa. Membro do Projeto de Pesquisa – PIBIC: Filosofia com crianças:
pensamento e experiência na escola?/UERN. E-mail: aissa-01@hotmail.com
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