- O PROJETO "FILOSOFIA COM CRIANÇAS: EXPERIÊNCIA E PENSAMENTO NA ESCOLA? OFERTOU MINICURSO NA VII SEMANA DE FILOSOFIA DO CAMPUS CAICÓ, II JENFIC, III SIMPHILO, REALIZADA NO PERÍODO DE 05 A 09 DE DEZEMBRO DE 2016.
TEMA: Filosofia com crianças: cenas de experiências
PROPONENTES: Profa. Dra. Maria Reilta Dantas
Cirino[1]; Ana Priscila da Silva Alves[2] Raísa Santana dos Santos[3]; Maria
Sandra da Costa[4].
RESUMO: A filosofia
compreendida como prática e modo de vida que se pode experimentar desde a
infância. Essa é a possibilidade apresentada por Matthew Lipman desde a década
de 60. É possível fazer filosofia com crianças? Tal pergunta tem nos movido e
nos aproximado a experienciar várias tentativas de práticas/fazeres de filosofia com crianças em
espaços escolares. Esses contextos, de diferentes maneiras, nos revelam cenas movidas por infâncias, pela
potência do pensar, pela pergunta e pelo viés da experiência. Na proposta desse
minicurso, desejamos compartilhar esses conhecimentos e dialogar com
experiências que se fundam em Lipman e se ampliam em diversas outras
experiências no Brasil e no mundo. Para tal intento teremos como metodologia a
exposição dialogada com os principais aspectos teóricos e conceituais
pertinentes ao tema, em seguida compartilharemos experiências de filosofia com
crianças vivenciadas em diferentes contextos escolares e inspirados na potência
da pergunta, nos conceitos de infância, pensamento, experiência e devir. Propomos, ainda, um espaço para o
diálogo, troca de experiências e questionamentos dos/as participantes.
Palavras – chave: Matthew Lipman. Filosofia com crianças.
Experiência e Pensamento.
KOHAN, Walter Omar. (Org.). Lugares da
infância: filosofia. Rio de Janeiro: D&A, 2004.
_____.;
OLARIETA, Beatriz Fabiana. (Orgs.). A
escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
(Coleção Ensino de Filosofia).
KOHAN, Walter
Omar; VIGNA, Elvira. Pensar com Sócrates.
Rio de Janeiro. Lamparina: 2012.
_____.;
OLARIETA, Beatriz Fabiana. (Orgs.). A
escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
(Coleção Ensino de Filosofia).
KOHAN, Walter
Omar; VIGNA, Elvira. Pensar com Sócrates.
Rio de Janeiro. Lamparina: 2012.
[1]
Professora Adjunta III, da
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Curso de Licenciatura em
Filosofia. Doutora em Educação (PROPED/UERJ). E-mail: mariareilta@hotmail.com
[2] Filósofa. Membro do Projeto de
Pesquisa – PIBIC: Filosofia com crianças: pensamento e experiência na
escola?/UERN. Professora da Infância no Colégio Diocesano Seridoense – CDS.
E-mail: priscila.lena@hotmail.com
[3] Filósofa. Membro do Projeto de
Pesquisa – PIBIC: Filosofia com crianças: pensamento e experiência na
escola?/UERN. E-mail: aissa-01@hotmail.com
[4] Pedagoga. Pós-Graduada em
Psicomotricidade e Ludoterapia; Educação Infantil e Serieis Iniciais do Ensino
Fundamental. Membro do Projeto de Pesquisa – PIBIC: Filosofia com crianças:
pensamento e experiência na escola?/UERN. Professora da Rede Pública Municipal
de Ensino e da Rede Privada no Município de Caicó. E-mail: mariasandracostagtba@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentar é essencial e pode enriquecer nosso espaço.