quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017


- O PROJETO "FILOSOFIA COM CRIANÇAS: EXPERIÊNCIA E PENSAMENTO NA ESCOLA? OFERTOU MINICURSO NA VII SEMANA DE FILOSOFIA DO CAMPUS CAICÓ, II JENFIC, III SIMPHILO, REALIZADA NO PERÍODO DE 05 A 09 DE DEZEMBRO DE 2016.
 
TEMA: Filosofia com crianças: cenas de experiências

PROPONENTES: Profa. Dra. Maria Reilta Dantas Cirino[1];   Ana Priscila da Silva Alves[2]  Raísa Santana dos Santos[3]; Maria Sandra da Costa[4].

 

RESUMO: A filosofia compreendida como prática e modo de vida que se pode experimentar desde a infância. Essa é a possibilidade apresentada por Matthew Lipman desde a década de 60. É possível fazer filosofia com crianças? Tal pergunta tem nos movido e nos aproximado a experienciar várias tentativas de práticas/fazeres de filosofia com crianças em espaços escolares. Esses contextos, de diferentes maneiras, nos revelam cenas movidas por infâncias, pela potência do pensar, pela pergunta e pelo viés da experiência. Na proposta desse minicurso, desejamos compartilhar esses conhecimentos e dialogar com experiências que se fundam em Lipman e se ampliam em diversas outras experiências no Brasil e no mundo. Para tal intento teremos como metodologia a exposição dialogada com os principais aspectos teóricos e conceituais pertinentes ao tema, em seguida compartilharemos experiências de filosofia com crianças vivenciadas em diferentes contextos escolares e inspirados na potência da pergunta, nos conceitos de infância, pensamento, experiência e devir. Propomos, ainda, um espaço para o diálogo, troca de experiências e questionamentos dos/as participantes.

Palavras – chave: Matthew Lipman. Filosofia com crianças. Experiência e Pensamento.

 

KOHAN, Walter Omar. (Org.). Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: D&A, 2004.

_____.; OLARIETA, Beatriz Fabiana. (Orgs.). A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. (Coleção Ensino de Filosofia).

KOHAN, Walter Omar; VIGNA, Elvira. Pensar com Sócrates. Rio de Janeiro. Lamparina: 2012.

 KOHAN, Walter Omar. (Org.). Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: D&A, 2004.

_____.; OLARIETA, Beatriz Fabiana. (Orgs.). A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. (Coleção Ensino de Filosofia).

KOHAN, Walter Omar; VIGNA, Elvira. Pensar com Sócrates. Rio de Janeiro. Lamparina: 2012.

 




[1] Professora Adjunta III, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Curso de Licenciatura em Filosofia. Doutora em Educação (PROPED/UERJ). E-mail: mariareilta@hotmail.com
[2] Filósofa. Membro do Projeto de Pesquisa – PIBIC: Filosofia com crianças: pensamento e experiência na escola?/UERN. Professora da Infância no Colégio Diocesano Seridoense – CDS. E-mail: priscila.lena@hotmail.com
[3] Filósofa. Membro do Projeto de Pesquisa – PIBIC: Filosofia com crianças: pensamento e experiência na escola?/UERN. E-mail: aissa-01@hotmail.com
[4] Pedagoga. Pós-Graduada em Psicomotricidade e Ludoterapia; Educação Infantil e Serieis Iniciais do Ensino Fundamental. Membro do Projeto de Pesquisa – PIBIC: Filosofia com crianças: pensamento e experiência na escola?/UERN. Professora da Rede Pública Municipal de Ensino e da Rede Privada no Município de Caicó. E-mail: mariasandracostagtba@hotmail.com
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar é essencial e pode enriquecer nosso espaço.