Realizado na ( UFERSA) Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Angicos, no dia 25 de Julho, durante o I Simpósio de Educação Infantil que teve como tema central “Educação Infantil, Culturas e Currículos: políticas e práticas cotidianas".
I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
CÍRCULOS DE CULTURA
TÍTULO: FILOSOFIA COM CRIANÇAS: EXPERIÊNCIA E
PENSAMENTO NA ESCOLA?
Maria Reilta Dantas
Cirino-UERN[1]
e-mail: mariareilta@hotmail.com
Fone: (84) 9.9655-0970
Gizolene de Fátima Barbosa
da Silva-UERN[2]
e-mail: gizolene@hotmail.com
Fone: (84) 9.9966-1192
Rosana Lopes dos Santos-UERN[3]
e-mail: rosanaverner@hotmail.com
Fone: (84) 9.9913-7298
A proposta
desse Círculo de Cultura é dialogar acerca das atividades de pesquisa e
extensão em desenvolvimento através do Curso de Licenciatura em Filosofia da
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/Campus Caicó/RN, envolvendo
experiências de pensamento com crianças e jovens em escolas públicas a partir
da filosofia com crianças. Compõem os estudos a proposta teórica e prática
elaborada pelo filósofo Matthew Lipman e seus desdobramentos no Brasil e no
mundo, especialmente através das pesquisas desenvolvidas por Walter Kohan. São
quatro os conceitos que inspiram as atividades teórico-práticas na pesquisa e
na extensão: a infância, entendida na perspectiva de ser condição para a experiência; a invenção e autoridade do caminho,
como atenção a algo, como interrupção, como questão pública de tempo livre para
construir algo em comum; a experiência, compreendida como algo que nos inquieta
e transforma; e por fim, a investigação, como busca constante da relação de
encontros entre a pesquisa, a experiência e o sentido. A partir dessas
perspectivas, a proposta desse círculo de cultura objetiva compartilhar as
experiências vivenciadas pelos referidos projetos de pesquisa e extensão em
desenvolvimento na UERN/Campus Caicó desde o ano de 2008, bem como os
desdobramentos dessas atividades em trabalhos de conclusão de cursos, no
Mestrado Profissional em Ensino de Filosofia – PROF-FILO e na relação potente
que se estabelece entre a universidade e a escola de educação básica se constituindo
em espaços de formação e de invenção de práticas de diálogos e de experiências
de pensamento. Tomamos como inspiração metodológica os círculos de cultura de
Freire (1994), a trilha da experiência, de Larrosa (2014) e a proposta de
“composição” para a experiência de pensamento apresentada por Kohan (2012), as
quais nos orientam para a exigência da experiência que surge e que encontrará
suas possibilidades para o exercício do pensar a partir da
disposição dos/as participantes.
Palavras-Chave: Filosofia.
Infância. Pensamento. Experiência.
REFERÊNCIAS
CIRINO,
M. R. D. Filosofia com Crianças: cenas de experiências em Caicó (RN),
Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina). Rio de Janeiro/RJ: NEFI, 2016
(Coleção Teses e Dissertações: 2).
KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
KOHAN, Walter Omar; WUENSCH. Ana Míriam. Filosofia para crianças: A tentativa
pioneira de Matthew Lipman. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
_____.
Palavras, passos e nomes para um projeto. In: _____; OLARIETA, Beatriz Fabiana. (Orgs.). A escola pública aposta no
pensamento. Belo Horizonte: Autêntica 2012. (Coleção Ensino de Filosofia).
p. 15 – 49.
______; OLARIETA, Beatriz Fabiana. (Orgs.). A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica,
2012.
LARROSA, Jorge. Pedagogia
profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 5.
ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
_____.
Tremores: escritos sobre
experiência. Tradução de Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo
Horizonte: Autêntica, 2014.
LIPMAN,
Matthew. A filosofia vai à escola.
Tradução de Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lúcia Maria Silva Kennedy. São
Paulo: Summus, 1990.
______;
SHARP, Ann Margaret; OSCANYAN, Frederick S. A filosofia na sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes
Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão
pública. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1994.
[1] Doutora em Educação/UERJ. Líder do
Grupo de Pesquisa Ensinar e Aprender na Educação Básica - GPEAEB/UERN/CNPq.
[2] Mestre em Filosofia/UFPB. Membro do
Grupo de Pesquisa Ensinar e Aprender na Educação Básica - GPEAEB/UERN/CNPq.
[3] Graduada em Filosofia/UERN. Membro do
Grupo de Pesquisa Ensinar e Aprender na Educação Básica - GPEAEB/UERN/CNPq.
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