TRABALHO APRESENTADO NO XV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA
FILOSOFIA COM CRIANÇAS: PENSAMENTO
E EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Gizolene
de Fátima
Barbosa da Silva Cantalice
Discente
do Curso
de Pedagogia/CERES,Campus
Caicó, UFRN.
Jéssica
Bárbara Araújo de Lira Menezes
Discente
do
Curso
de
Licenciatura
em Filosofia/Campus Caicó, UERN.
Maria
Reilta Dantas Cirino
Docente
do
Curso de Licenciatura em Filosofia/Campus Caicó, UERN.
INTRODUÇÃO:
O
presente Projeto de Pesquisa Institucional teve como objetivo realizar estudos
teórico-práticos acerca das perspectivas da proposta de filosofia para/com
crianças elaboradas pelos filósofos Matthew
Lipman e Walter
Kohan,
para investigar e compreender as propostas em desenvolvimento no município de
Caicó/RN e contribuir com a inserção de
tal temática no contexto da educação básica. Partimos da
hipótese de que é possível, aproximar filosofia e
infância criando condições de
realização de experiências de pensamento com crianças.
METODOLOGIA
A
metodologia efetivou-se através de encontros semanais no Campus Caicó/UERN e na
Escola
Municipal Maria Leonor Cavalcanti/Caicó/RN, mediante pesquisa
bibliográfica realizada
pelos/as participantes
com
estudos teórico-práticos, subsidiando
a
realização de seminários e
oficinas de formação em
experiências
de pensamento; a
apresentação de comunicações orais em eventos acadêmicos; intervenção
junto às crianças e jovens da educação infantil e ensino fundamental.
Ainda
foram realizadas observações das atividades práticas de
filosofia com crianças em desenvolvimento no município de Caicó
provocando a reflexão e relação teoria – prática.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A
filosofia com
crianças tem se difundido em vários países do mundo e de forma especial no
Brasil (KOHAN, 2008; KOHAN; OLARIETA 2012). Em nossa
Região
Nordeste
ainda
é uma temática bastante desconhecida. Tal investigação insere-se nas atividades
do Curso de Licenciatura em Filosofia, o qual tem como objetivo formar
profissionais na área do ensino de Filosofia, levando-os à atenção com a
produção científica articulando-a criticamente aos conhecimentos básicos da
Filosofia com fatos, tendências, fenômenos e movimentos da atualidade.
Esse projeto
de pesquisa trouxe
contribuições
ao processo de formação dos/as participantes que inseridos/as em estudos
teóricos e práticos sobre uma temática relativamente nova dentro da área da
Filosofia e Educação, passam a refletir sobre
a mesma e apresentar ao final dessa etapa contribuições
à compreensão do tema em foco.
- Encontros semanais na UERN/Campus Caicó.
- Encontros semanais na UERN/Campus Caicó.
-Oficina Pedagógica “Tudo tem explicação?”
VIII Semana de Filosofia, VI
JENFIC/2018/Campus Caicó/UERN.
Esse projeto de pesquisa, em
sua décima edição, tem se constituído
como articuladora
e que
dá fundamentos
a uma ação de extensão, mediante a inserção
direta de estudantes e pesquisadores/as em escola
municipal
de Caicó;
a
Filosofia e os saberes científicos dela provenientes, oportunizaram
a
formação de novos/as
pesquisadores/as (TCCs e Pesquisa no PROF-FILO), na
busca de espaços de elaboração e compartilhamento do saber filosófico.
Vejamos alguns frutos desse projeto: 2018-2019
- 02 artigos publicados na Revista Barbante.
- Círculo de Cultura no I SIMEI/UFERSA/ANGICOS/JULHO/2019
Apresentação de trabalhos II ENACEI na
UERN, Campus Central/Mossoró
Ainda foram realizadas apresentações de Comunicações
Orais na JENFIC/2018/Campus Caicó/UERN.
PARTICIPAÇÃO NO I SEMINÁRIO INTERNACIONAL FILOSOFIAS EDUCAÇÃO INFÂNCIAS – I SEMFILO, SÃO MATEUS/ES (Agosto/2018).
CONCLUSÃO:
Portanto,
a pesquisa
cumpriu com a
perspectiva da dimensão social, de ensino, pesquisa e extensão, visto que
envolve atividades que exigem conhecimentos adquiridos nas atividades de
ensino, quando se efetua com sujeitos de escolas públicas de educação básica do
município de Caicó e estudantes de outra IES (UFRN), como
também investe na ação singular da área filosófica: a busca de espaços de
elaboração e compartilhamento do saber filosófico, no compromisso com a
interrogação filosófica e contribuição com a transformação social, bem como a
necessidade de abrir novas possibilidades de articulação e sentidos entre a
universidade e a escola de educação básica dentro do contexto no qual se insere
o Curso de Licenciatura em Filosofia/Caicó.
Referências
CIRINO,
Maria Reilta Dantas. Filosofia com crianças:
cenas de experiência em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina).
Rio de Janeiro: NEFI, 2016. ISBN: 978-85-93057-02-1
KOHAN,
Walter Omar. Lugares da infância. Rio
de Janeiro: DP&A, 2004.
_____.
Infância.
Entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
_____.
Infância,
estrangeiridade
e ignorância. Ensaios
de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autentica, 2007.
_____.
Filosofia
para crianças.
2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
KOHAN,
Walter Omar; OLARIETA, Beatriz Fabiana. (orgs.). A escola pública aposta no
pensamento. Belo
Horizonte: Autêntica, 2012. (Coleção Ensino de Filosofia).
LARROSA,
Jorge. Tremores:
escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi.
Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
LIPMAN,
Matthew. A
filosofia vai à escola.
Tradução de Maria Elice de Brzezinski
Prestes e Lúcia Maria Silva Kennedy. São Paulo: Summus, 1990. (Novas buscas em educação; v.39).
LIPMAN,
Matthew. Como nasceu Filosofia para crianças. In:
KOHAN, Walter O; WUENSCH, Ana Míriam. (orgs). Filosofia para crianças. A
tentativa pioneira de Matthew Lipman. 3. ed. Petropólis, RJ: Vozes, 1998. v.1, p. 21 – 27.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentar é essencial e pode enriquecer nosso espaço.